skip to Main Content

PABX: (11) 4566-0109

Email: contato@rotger.eng.br

Ou envie sua mensagem no formulário abaixo.

Linha Direta c/ Engenheiro: (11) 9.9943-4544

Praça Prof. Porcino Rodrigues, 18 - Itapecerica da Serra/SP

    Seu Nome(obrigatório)

    Seu Email(obrigatório)

    Seu Telefone (obrigatório)

    Sua Empresa

    Sua Mensagem!

    Teste Hidrostático

    Muitas empresas que precisam de uma inspeção NR13 acabam procurando por teste hidrostático ou teste hidrostático em compressores, este artigo trás diversas informações sobre este, que já foi o principal teste para aprovação de um vaso de pressão, porem após a última revisão da norma este teste vem caindo em desuso.

    O teste hidrostático é um ensaio que se de mede a resistência e integridade de um sistema ou equipamento pressurizado. Os recipientes que podem ser testados incluem caldeiras, vasos de pressão, mangueiras de incêndio ou os tubos em um sistema, independente do tipo de fluído o qual este equipamento trabalhe. Foi um teste muito utilizado para inspeções NR13 antes da nova revisão de 2014.

    A utilização da água como fluido do teste hidrostático se dá devido a sua incompressibilidade e atoxidade, isto é, caso o vaso submetido ao ensaio hidrostático rompa, a água não provocará uma onda de choque como ocorreria com algum tipo de gás, pois como dito anteriormente a água é incompressível já os gases não.

    O teste hidrostático assegura que não existam quaisquer fugas no recipiente e que é estruturalmente seguro realizar qualquer operação normal para tal equipamento.

    Para realizar um teste hidrostático, o recipiente é preenchido em sua totalidade com água, tomando cuidado para retirar todo o ar do mesmo afim de que não exista bolsões de ar, subsequente com a utilização de uma bomba hidráulica especial o fluido é pressurizado até atingir a pressão de teste. Existem diversos procedimentos até atingir a pressão desejada, isto para garantir que o vaso em teste não estoure, por isto deve ser executado por um profissional habilitado e experiente.

    Após atingir a pressão desejada, e verificado o manômetro padrão calibrado que deve estar acoplado em um local apropriado conforme a norma de inspeção do equipamento.

    Teste Hidrostático na NR13

    Teste Hidrostático
    Teste Hidrostático

    Utilizamos o teste hidrostático em diversos casos sendo os mais comuns em inspeções NR13 ou quando o equipamento é submetido a algum tipo de reparo como soldas. Para a inspeção NR13 é gerado um laudo em conformidade com a NBR em questão e a Norma do Ministério do Trabalho.

    Entretanto a partir da nova revisão da Nr-13 em 2014, fica desobrigado a execução do teste hidrostático em vasos de pressão / caldeiras, ficando a critério do P.H. (profissional habilitado a execução do mesmo.

    Precisa executar um teste hidrostático em sua empresa ou tem alguma dúvida? entre em contato com a Rotger Engenharia, somos especialistas no assunto: Clique aqui para ir ao formulário de contato